Seis anos sem Chris Cornell: veja como foi o último show do vocalista no Brasil

Foto: Jeff Lipsky 

Cantor passou pelo país com sua turnê solo em dezembro de 2016, seis meses antes de sua morte

Há exatos 6 anos o mundo da música perdia Chris Cornell, vocalista do Soundgarden, Temple Of The Dog e Audioslave. O cantor foi encontrado morto na madrugada do dia 18 de maio de 2017, no hotel MGM Grand, em Detroit, após um show com sua primeira banda no Fox Theare.

Por volta de 1h da manhã, policiais atenderam um chamado sobre um aparente suicídio no edifício. Ao chegarem ao MGM, encontraram Cornell caído no chão de seu quarto, com uma corda para exercícios em volta de seu pescoço. O frontman foi declarado morto no local. No dia seguinte, a causa da morte foi divulgada: suicídio por enforcamento.

Sem dúvidas, era uma perda sem tamanho não somente para o rock, mas para toda a música no geral. Chris Cornell possuía uma das vozes mais potentes no meio artístico e arrastava multidões à frente de suas bandas ou com apresentações solos, como em sua última passagem pelo Brasil, com a turnê do álbum “Higher Truth”. Durante o mês de dezembro de 2016, o vocalista passou por Porto Alegre, Rio de Janeiro, Curitiba e São Paulo.

Na capital paulista, para cerca de 7 mil pessoas presentes no antigo Citibank Hall, na Zona Sul, Cornell mostrou toda sua potência vocal e justificou por que era um dos principais nomes da década de 1990. Com bom humor, o músico subiu ao palco dizendo que falaria apenas em inglês por não entender muito bem o português. Após a breve conversa, abriu o show com “Before We Disappear”, do disco em divulgação.

O repertório foi vasto. Além de seus sucessos solos, Cornell apresentou ao público hists do Soundgarden, Temple Of The Dog e Audioslave, como “Like a Stone”, “Fell on Black Days” e “Hunger Strike”.

O show foi marcado pelo carisma e pela simpatia do vocalista, que conversava com o público a todo momento e respondia a pedidos e elogios dos fãs. Em determinado momento, recebeu na beirada do palco uma bandeira e uma camiseta do Brasil com seu nome e agradeceu. Em outro, antes de tocar “Rusty Cage”, lembrou que a faixa ganhou uma versão por Johnny Cash, e brincou que “seria um idiota se tentasse mantê-la como no Soundgarden”.

A versatilidade de Cornell no microfone ficou ainda mais comprovada com belíssimos covers de Michael Jackson, Bob Dylan, Prince, Bob Marley e Led Zeppelin.

Aos 52 anos, Chris Cornell fez uma apresentação memorável para todos os presentes naquela noite. Sem demonstrar nenhum desgaste na voz, o músico fechou o show com "Higher Truth" e se despediu do Brasil pela última vez.


Setlist

1. Before We Disappear

2. Can’t Change Me

3. ‘Til the Sun Comes Back Around

4. Nothing Compares 2 U (Prince cover)

5. Nearly Forgot My Broken Heart

6. The Times They Are A-Changin’ (Bob Dylan cover)

7. Josephine

8. Fell on Black Days (Soundgarden)

9. Thank You (Led Zeppelin cover)

10. Doesn’t Remind Me (Audioslave)

11. Like a Stone (Audioslave)

12. Wooden Jesus (Temple of the Dog)

13. All Night Thing (Temple of the Dog)

14. Blow Up the Outside World (Soundgarden)

15. Misery Chain

16. Murderer of Blue Skies

17. I Am the Highway (Audioslave)

18. Redemption Song (Bob Marley & The Wailers cover)

19. Rusty Cage (Soundgarden)

20. Black Hole Sun (Soundgarden)


Encore:

21. Sunshower

22. Hunger Strike (Temple of the Dog)

23. Billie Jean (Michael Jackson)

24. Seasons

25. Higher Truth

Postar um comentário

0 Comentários